terça-feira, 12 de julho de 2011

ENTERRANDO UM AMIGO, E ALGUNS MITOS




                                                                                                               Por Marcelo Silva
                                                                                                              
 Ontem, 11/07/11, fui ao enterro de um grande amigo de minha família, coisa de amizade de décadas, um senhor de mais de sessenta anos, que foi acometido de um câncer, devido a anos de cigarro. Ele se dizia católico, apesar de não ser ir mais a igreja a muitos anos ... sua esposa é de uma instituição evangélica, porem, apesar de ser uma senhora, ainda é neófita na fé, ainda está aprendendo sobre o evangelho de Jesus.

Durante o velório, percebi que não havia um “celebrador oficial” (digamos assim), não havia um padre ou um pastor para tal, embora o filho desse senhor seja pastor, devido algumas complicações, não pode vir ao Brasil, pois estava nos EUA resolvendo alguns problemas que infelizmente o impossibilitaram de vir ao enterro do próprio pai.

Então, percebendo esse impasse todo, me dispus a ajudar, trazendo alguma mensagem e oração, mas antes que eu chegasse na família para falar sobre isso, soube que meu tio já havia se habilitado para isso, então, fiquei na minha.

Fui buscar meu pai na parada de ônibus, e nesse meio tempo meu tio trouxe uma rápida mensagem e oração, eu não acompanhei, pois ainda não havia voltado. Quando retornei com meu pai ao velório, já estavam levando o senhor para o local onde seria enterrado, mas ao estacionar meu carro, vi esse meu tio saindo do cemitério, e fiquei me perguntando “ será que ele foi embora? Ou será que talvez tenha ido buscar alguém conhecido, ou um pastor de sua igreja, ou coisa parecida?”

Ao perceber que meu tio não retornaria, e que a situação voltara ao inicio, sem alguém para realizar o término do funeral, me dispus, falei com um dos filhos presentes, se eu poderia trazer uma rápida mensagem, ele me autorizou e agradeceu, então pedi a atenção dos presentes e comecei a falar:

“ Bem, acredito que 99% de vocês já ouviram um dos mais conhecidos versos da bíblia, que é o salmos 23, em que diz O SENHOR É MEU PASTOR, E NADA ME FALTARÁ...

“Bem, pois eu lhes digo, o Senhor é meu pastor, mas muitas coisas me tem faltado, o básico e o essencial não tem me faltado, mas não tenho tudo que quero, porque pra mim, NADA É NADA, e se alguém aqui dizer que tem tudo, absolutamente tudo, me desculpe, mas estará mentindo, e falo por mim também, se eu dissesse isso, eu estaria mentindo, pois muitas vezes falta sim.

“Mas heai? Quem estaria mentindo? A bíblia? Davi que escreveu esse verso? Deus?

“Nenhum deles, a tradução que nos chegou equivocada, a tradução literal desse texto é: O SENHOR É MEU PASTOR, E ELE NÃO ME TEM FALTADO!

“Aí sim, faz toda uma diferença, pois é o nosso Pastor que não nos tem faltado, algumas vezes nós que faltamos para com Ele, mas não ele conosco.

“Mas sei que muitos aqui devem estar pensando, “heai? Esse senhor não ia a igreja, não era religioso, o que vai acontecer com a alma dele? Para onde vai? Será ...”

“Eu lhes digo, que não somos Deus, somos a sua imagem e semelhança, mas não somos iguais a Ele, por isso, não nos cabe julgar a essas coisas que vão além do nosso saber e limite, cabe apenas a Ele julgar isso. Porém nas vezes que conversei com esse senhor aqui sobre Deus, eu sentia latente nele, a vontade e amor dele para com o Pai, como ele dizia “Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo”, e que ele não ia e nem gostaria de ir em igrejas, por ele não ser letrado, não queria ser enganado por ninguém.

“Mas lhes digo a todos, que Jesus não veio formar religião alguma, nem fundar o que chamam de cristianismo hoje, Jesus, como esse senhor aqui,  também não era frequentador assíduo de “igrejas e templos”, ele foi lá sim, algumas vezes, mas não fazia disso sua tradição e norma, pelo contrário, ele pregava e pregou mais ao ar livre, Caminhando, curando, libertando, ensinando,   aconselhando, com AMOR, como esse senhor aqui muitas vezes também fez comigo, sendo ele, igreja comigo.

“E no que ele não faltou para com sua família, esposa e filhos, ele também foi como Jesus para eles.

“Só que o dia Maranata dele, que significa a volta de Jesus, chegou ontem de tarde, quando ele também voltou para Cristo. Porém, ontem foi o ultimo dia de Maranata para ele, e sei que foi muito bom! , e se alguém perguntasse se ele gostaria de voltar, sei que diria que não, de tão sublime que foi, só que para nós que continuamos aqui, podemos ter essa Volta de Jesus todos os dias de nossas vidas, e não somente pela ultima vez, como foi para esse homem, podemos ter essas alegria todos os dias, até que nós também voltemos para nosso Pai.


"Apenas isso que eu gostaria de dizer a todos os presentes"




Bem, não fui preparado para isso, pois não esperava, mas foi o que subiu ao meu coração, e o que falei para todos nesse dia, não foi o que eu penso, mas o que o Evangelho de Jesus diz.
                                                                                                             

3 comentários:

  1. Muito oportuna sua mensgem amigo, parabéns. Acho que você falou o que muitos queriam ouvir e o que Jesus queria dizer. Abraços.

    João Lima

    ResponderExcluir
  2. Mano, o evangélio e Jesus são simples, pra que complica-lo? não é mesmo?!

    Marcelo Silva

    ResponderExcluir
  3. Senhor é Meu pastor e não nos faltará ‘’ no hebraico o “Nada” e o “Não” tem o mesmo sentido. Davi ao escrever esse salmo estava fazendo uma comparação dos tempos que ele pastoreava as ovelhas de seu pai. Conforme a tradição judaica, Davi teria escrito este Salmo quando estava cercado num oásis, à noite, por tropas de um rei inimigo, daí o Salmo inserir tamanha confiança na Providência Divina contra os inimigos.


    Marcelo Silva

    ResponderExcluir

Deixe seu nome e e-mail