segunda-feira, 9 de julho de 2012

Série: Jargões Evangélicos -----> Parte VI: "Deus tem um plano na sua vida"


É estranha a relação que se banalizou com Deus, impressionante mesmo é como isso a cada dia que se torna mais banalizado. A expressão "Deus tem um plano na sua vida" é um dos jargões mais conhecidos, provavelmente a frase-mestra ao se evangelizar é o velho chavão. Em uma sociedade onde preza-se pela individualidade, nada melhor que massagear o ego de alguém dizendo que Deus se importa com ela de forma individualizada. Longe de dizer que isso é uma mentira, o importante a se destacar é o que afinal de contas é esse plano e as consequências de interpretações erradas sobre isso.




O plano de Deus para a vida de todos é a mais básica das doutrinas cristãs: a salvação, amplamente divulgada e dificilmente rechaçada como doutrina mais importante dentro do cristianismo. O mais estranho no entanto é a forma como mostram a salvação, é ela realmente para todos?




Com o advento da mediunidade - alguns costumam chamar de profecia -, no meio dito protestante, como a principal ferramenta de contato com Deus, o massageio do ego tornou-se cada vez mais constante. "Você irmão de camisa azul, Deus tem um plano maravilhoso na sua vida", um mínimo de bom-senso mostra que, escolher a pessoa mais vulnerável na platéia e falar bastantes palavras sem conteúdo algum, é a técnica mais básica de um orador que quer causar boa impressão.


O mais impressionante ainda são as histórias que comprovam uma síndrome de superioridade que toma conta daquele que é atingido pelo jargão e pensa que é o novo Abraão da vez. Colocam-se como se fossem os únicos capazes de fazer algo. Ouvi uma história impressionante em um congresso certa vez, um pastor - muito espiritual por sinal - estava de ônibus perto de uma zona de prostituição, quando de repente uma voz (me recuso a dizer que foi Deus) lhe fala: "Dá um grito dizendo 'Jesus te ama'", ele hesitou mas gritou, logo após a voz não satisfeita fala: "Desça na próxima parada e volte". Quando ele chega encontra uma mulher chorando, após conversarem ele fica sabendo que era o primeiro dia dela naquele lugar e era uma crente que estava indo vender o corpo. O incompreensível logicamente é porque esse deus só trata de uma pessoa. Somente uma pessoa, não prostituta por sinal, dentre aquelas tantas tinha um plano de Deus? 


É possível se observar um grande número de pessoas frustradas nos templos afora, acreditam tão piamente na tese absurda de que Deus tem de lhes falar qual é o seu plano secreto que quando tem um silêncio por parte dos médiuns, ficam frustradas e decepcionadas com um Deus que sequer conhecem.


A ladainha contínua e necessária: o Evangelho é simples, amar ao teu próximo e a Deus. A humildade deixou-se levar, aquela história de "considerar os outros como superiores a si mesmo" ficou no passado de um radical chamado Jesus do qual pouco hoje ouve-se falar. Não acreditem que Deus tem um plano melhor para uns e para outros não. Para todos um único plano: o amor em plenitude e em sua essência, simples assim.

Fonte:Repensando

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu nome e e-mail