sexta-feira, 8 de junho de 2012

Série: Jargões Evangélicos -----> Parte II : "É mistério"


Não, não é sobre um filme de suspense que vamos falar. Geralmente, ouve-se esse jargão em pregações ou em conversas, quando nos vemos numa situação complicada na qual não conseguimos explicar. O impressionante é a aceitação do marasmo intelectual e espiritual que isso gera.

Ao ouvirmos isso, geralmente caímos na despreocupação de buscarmos respostas vindas de Deus, seja através da Bíblia, do nosso coração ou do nosso intelecto. Com isso, o “mistério” sobre o assunto parece que nunca nos será revelado. Por que Deus falaria algo para mais tarde esconder o mesmo? Para brincar conosco? Não acredito num Deus assim, nem O vejo de tal forma descrito na Bíblia.

Deus revelou o maior mistério de todos em Mc 4:11 “A vós outros vos é dado o mistério do Reino de Deus”, por que Deus colocaria mistérios nas demais coisas, que por sinal são pequenas coisas?

Vale lembrar que quando a Bíblia se refere a mistério, está falando de algo não revelado e não de algo enigmático. O maior mistério foi revelado e está claro nas palavras de Paulo em Ef 3:2-6 “Se é que tendes ouvido a respeito da dispensação da graça de Deus a mim confiada para vós outros; pois segundo uma revelação, me foi dado conhecer o mistério, conforme escrevi há pouco, resumidamente, pelo qual, quando lerdes, podeis compreender o meu discernimento no mistério de Cristo, o qual em outras gerações não foi dado conhecer aos filhos dos homens, como agora foi revelado aos seus santos apóstolos e profetas, no Espírito, a saber, que os gentios são co-herdeiros e co-participantes da promessa em Cristo Jesus por meio do Evangelho.”

O mistério de que todos os homens são herdeiros da promessa é tão claro que não se considera mistério atualmente. Tudo o mais nos é revelado, Jesus Cristo “em quem todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento estão ocultos” (Cl 2:3) é a revelação, através de suas palavras não vivemos mais com uma cortina tapando nossa visão. Que esse jargão não seja pronunciado como uma desculpa para o nosso desinteresse em saber mais de Deus, mas que sirva para que mostremos o maior mistério já revelado: Cristo.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu nome e e-mail